O RG (Registro Geral) é o documento de identificação mais importante do Brasil, servindo como base para a emissão dos demais documentos, como CNH e Carteira de Trabalho. Ele permite até mesmo entrar em determinados países da América do Sul, sem necessidade de Passaporte.

Ele é um dos documentos mais importantes que existem no Brasil, mas antes que tenhamos um chip com todas as nossas informações, teremos que depender dos documentos de papel para nos identificar a sociedade. Em casos como a perda, roubo e furto do RG, é preciso solicitar uma 2ª via. Vamos aprender hoje como tirar segunda via do RG e quais documentos são necessários.

Como Fazer a Segunda Via do RG, Documentos Necessários

Para pedir a segunda via do RG, é preciso que seja por algum dos motivos abaixo destacados:

  • Atualizar a foto;
  • Atualizar o nome do portador;
  • Quando a cédula do documento estiver em más condições ou danificada;
  • Perda ou extravio;
  • Furto ou roubo.

Para pedir uma 2ª via do RG, é preciso apresentar os documentos abaixo:

  • 02 fotos 3×4 (em alguns postos de atendimento a foto é tirada na hora);
  • CPF: se não tiver algum documento adicional onde conste o CPF, basta imprimir um comprovante no site da Receita Federal;
  • Comprovante de Residência;
  • Se você é solteiro, deverá apresentar a Certidão de Nascimento original ou uma cópia autenticada, bem como uma cópia simples;
  • Se você é casado, divorciado ou viúvo, deverá apresentar a Certidão de Casamento original ou uma cópia autenticada, bem como uma cópia simples.

Estes documentos deverão estar legíveis, sem rasuras, rasgos ou manchas. Eles deverão ser apresentados em um posto que proceda com a emissão do documento de identidade, sendo necessário o pagamento de uma taxa.

Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal. Veja ainda, Concurso TRE RJ com salário de até R$ 11.300,00

Tirar Segunda Via do RG de Graça

Em caso de furto ou roubo do RG, é possível requerer a isenção da taxa. Para não precisar pagar o valor, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência, além dos demais documentos.

Os indivíduos que se declaram pobres nos termos da Lei nº 7.115/83 devem fazer uma Declaração de Pobreza para que sejam isentados do pagamento da taxa.

Além disso, serão isentados os desempregados que estejam há pelo menos 3 meses sem emprego formal, os homens com mais de 65 anos e as mulheres acima de 60 anos.

Atenção: se houver algum erro de digitação no seu documento você poderá pedir um novo nos 90 dias seguintes a retirada do documento, sem necessidade de pagar a taxa.

Segunda Via do RG, Boletim de Ocorrência

Se você perder, extraviar ou tiver o documento de identidade furtado ou roubado, é de fundamental importância fazer o registro de um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Com o Boletim de Ocorrência, você fica resguardado por eventuais práticas inadequadas que pessoas fizerem de má-fé com o uso do seu documento. Como ele contém diversos dados, pode ser utilizado em ações fraudulentas e causar muita dor de cabeça.

O prazo para confecção pode variar de acordo com o posto no qual você encaminha o RG. Se tiver urgência, não deixe de pesquisar o local que confecciona o documento em menos tempo.

http://tecnovivo.com.br/wp-content/uploads/2017/05/segunda-vida-do-rg.jpghttp://tecnovivo.com.br/wp-content/uploads/2017/05/segunda-vida-do-rg-150x113.jpgCarreiraDinheiro
O RG (Registro Geral) é o documento de identificação mais importante do Brasil, servindo como base para a emissão dos demais documentos, como CNH e Carteira de Trabalho. Ele permite até mesmo entrar em determinados países da América do Sul, sem necessidade de Passaporte. Ele é um dos documentos mais...